sexta-feira, 16 de novembro de 2007

"Aprendizagem tradicional " vs "Aprendizagem por computador"



No início do capítulo 3 Papert faz referência ao contraste entre a loja Abacus e a megastores, cheia de títulos de software, apresenta uma metáfora entre o que se considera "aprendizagem tradicional" e "aprendizagem por computador". Num lado refere-nos o contacto humano, o ambiente calmo e tranquilo, a disponibilidade para esclarecer todas as dúvidas que surjam. No outro extremo aparece um mundo impessoal, onde as pessoas têm de decidir por si próprias entre inúmeras opções, onde não existe comunicação humana.
É importante reflectir sobre isto, porque antes de surgir a quantidade é preciso ter qualidade.
Deste modo, Papert mostra-mos o choque entre o método tradicional de ensino e a introdução ao uso dos computadores nesse mesmo método.
Penso que as novas tecnologias dão um grande apoio ao sistema educativo, mas de forma a fazer mais e melhor e nunca fomentar o impacto negativo que algum método tradicionalista traz para as escolas. Papert faz referência a alguns programas específicos, bem como software que poderá ser educativo e positivo, dentro da sala de aula, de modo a não afectar as capacidades que por vezes os alunos demonstram previamente e que quando mal estimulados poderão ter consequências ao nível das capacidades cognitivas. O computador é sem duvida um instrumento bastante útil e com uma grande qualidade quando se trata de emitir e transmitir algum conhecimento. Esta emissão e transmissão requerem que a criança tenho uma noção do que está a fazer, controlando a máquina.

Nenhum comentário: